Páginas

Translate This Page!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O Racismo

As pessoas falam tanto de racismo "não tenho nada contra negros", eu poderia citar muitas frases tipicas de pessoas que se dizem "não racistas", mas a verdade é única, não existe negro, branco, pardo, mulato e etc, o que existe são tonalidades diferentes de cor de pele, outras frases populares "a raça negra vem conquistando cada vez mais respeito na sociedade", a frase chega a ser estranha para uma pessoa que se diz "não racista".

Logo que você usa a palavra "raça", já faz de você um racista por separar tom de pele por raça, quando você usa um rótulo como "negro", também faz de você um racista, pois a pessoa acima de tudo é um ser humano, e ela não é negra, branca nem nada, só tem a pele escura ou clara.

Eu ainda quero uma tabela onde mostra exatamente o tipo de cor de pele que a pessoa tem que ter para ser chamado de branco ou negro, com tantas variações de cor de pele não da para ficar dando nome para nossas peles. E acho que o único realmente branco que eu vi foi o Michael Jackson. Hahaha!!

Além do mais para completar a nossa pele não é feita de apenas 1 cor, na imagem abaixo você confere alguns exemplos que não podem ser taxados de branco ou preto (negro), a minha pele por exemplo tem cinza, rosa, vermelho, são tantas cores que não dá para ficar inventando nome para cada uma delas.


Um comentário:

  1. Cara, eu saquei o que você quis dizer. Mas por exemplo: atualmente no Brasil, os negros pelo simples fato de serem negros, ou então, de terem a pele mais escura, tem MILHÕES de vezes menos oportunidades. Aí entram todos os fatores sociológicos, culturais e históricos, que são por demais extensos pra se discutir aqui em um único post. O fato é que como você vai negar o fato de que essas pessoas tem a pele negra? É obrigação (e não caridade) haver o que no meio jurídico se chama de discriminação positiva.

    Isso é: existe um nível mínimo pro ser humano conseguir ter dignidade. Os brancos/caucasianos/de pele mais clara ou como quiser chamar, já tem esse nível atingido. Os negros não. Então, por meio das cotas, que se faz necessário "rotular" os diferentes tons de pele, é que os negros terão a possibilidade de ingressar nas escolas, nas faculdades, empresas, enfim, até que um dia, a população negra alcance o mesmo nível que os brancos tem. E aí poderão todos competir com igualdade.

    É óbvio que isso não vai ser pra sempre. Mas aí quanto tempo vai levar eu tbm não sei. Precisaria se fazer um estudo sociológico pra determinar em quanto tempo os negros vão estar inseridos socialmente de maneira satisfatória. E aí sim, as cotas poderão ser dispensadas, e a discriminação positiva tbm!

    Abraço!

    ResponderExcluir