Páginas

Translate This Page!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Bullying = Humor Negro

O bullying nada mais é que humor negro, da mesma forma que muitas pessoas se divertem e riem quando uma pessoa escorrega e cai de bunda no chão, uma pessoa se diverte ridicularizando a outra, usando termos pejorativos.


O bullying nada mais é que uma diversão ou uma piada, e muitas pessoas acabam praticando sem perceber, isso acontece porque somos educados de formas diferentes, seja por influência de amigos, família ou a mídia.



No Brasil evidentemente maior parte da má influência vem da mídia, enquanto nossos programas de humor te colocam na posição de ridículo a tendência é que o mundo a sua volta te ache ridículo, e dependendo de pessoa para pessoa uma simples piada pode ter repercussões diferentes. Acredito que em outros países essa má influência também venha da mídia.

Logo no início do texto eu escrevi "muitas pessoas se divertem e riem quando uma pessoa escorrega e cai de bunda no chão", isso é notável principalmente em programas como Domingão do Faustão da Rede Globo (se é que ainda existe isso), neste programa de vez em quando o apresentador exibe uma série de vídeos com conteúdos de acidentes domésticos. Tem também (ou tinha) o Zorra Total, o programa é um show de ofensas contra culturas diferentes, a falta de criatividade em criar uma piada inteligente, ou até mesmo esculhambar tudo (como fazia Hermes e Renato da MTV) é tanta, que eles apelam para xenofobia e preconceitos em geral, as piadas são coisas típicas como loira burra, ou mostrar a mulher apenas como um objeto de desejo e que não pensa, o homem que tem que agir como "machão", mas não age e é ridicularizado, ou contrário o homem como um Don Juan.



Tudo que você precisa saber é que as piadas da mídia geralmente estão ligadas diretamente ao comportamento ou aparência das pessoas. O problema é como as pessoas interpretam isso, da mesma maneira como até mesmo um adulto as vezes compara o mundo real com uma novela, uma criança pode crescer achando ridículo determinado comportamento, cultura ou situação. E com certeza elas irão passar essa visão distorcida para outras pessoas.



Piadas são boas, quando a intenção é fazer as pessoas rirem, e não se sentirem ofendidas, ridicularizadas, humilhadas e excluídas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário